HomeCasa

Seguro Residencial

Seguro Residencial
Like Tweet Pin it Share Share Email

É um produto das empresas de seguros que oferece diversos seguros agrupados, que garantem a segurança de residências individuais, tanto as de moradia, como as de veraneio. Todos eles têm a cobertura básica, que geralmente garantem prejuízos causados por explosão, queda de raio e, principalmente, incêndios.

Veja também tudo sobre seguro de vida.

A partir daí, existe uma infinidade de coberturas que podem ser agregadas, visando deixá-lo mais completo e de acordo com as necessidades e desejos que cada pessoa tem para sua residência. Dentre as coberturas oferecidas pelas seguradoras, as mais conhecidas são as que asseguram contra roubo, danos elétricos, desmoronamento, impacto de veículos e diversas catástrofes naturais como enchentes, vendavais, etc.

Ainda há outras coberturas extras que podem ser contratadas como, por exemplo, danos causados por terceiros, até danos que sejam por animais de estimação, e outras muitas.

Quais os tipos de apólices de seguro residencial existem?

O seguro não é obrigatório, mas caso você vá fazer um financiamento, o banco pode exigir que você contrate um seguro residencial para lhe conceder o empréstimo. Esta é uma prática muito comum. Estes seguros geralmente cobrem a morte e invalidez permanente do comprador do imóvel e alguns ainda cobrem danos ao imóvel, e asseguram o pagamento para os bancos.

A melhor forma de escolher qual é o melhor tipo de seguro residencial é conversando com um corretor experiente. Ele ajudará você a decidir quais os seguros agrupados devem ser colocados ao seu seguro para garantir a melhor cobertura, de acordo com o que você realmente precisa. Não adianta ter um seguro contra vendavais se isso nunca ocorre na sua região, certo?

Existem muitas opções no mercado e o valor varia de acordo com as proteções que você quiser anexar, por isso é importante dar atenção às prioridades que você precisa.

Existem ainda seguros que protegem somente o conteúdo da casa, ideais para quem é inquilino, por exemplo, e quer manter seus pertences assegurados contra roubo, incêndio ou desastres naturais, mas não se importa muito com os danos causados à residência em especial.

Como é definido o valor do prêmio?

O prêmio ou valor a ser recebido é definido pelo valor da casa. E esse valor é você quem define. É o chamado LMI – Limite máximo de indenização. Mas de nada adianta você colocar um valor muito maior do que a casa tem, pois isso só fará você pagar mais caro.

A seguradora pagará para você de acordo com o valor do metro quadrado, idade da casa, e a região onde ela se encontra. O mesmo procedimento para cálculo do valor é feito com o que tem dentro da casa como móveis e eletrodomésticos.

Quanto custa um seguro residencial?

Há seguradoras oferecendo muitos tipos de seguros residenciais e o valor deles costuma variar muito. Tudo dependerá do tipo de seguro e quais outros serviços agregados você precisará. Por isso o preço não deve ser considerado o principal diferencial entre as seguradoras, mas sim a cobertura, os serviços agregados e os valores do prêmio. Na dúvida, procure por um corretor.

Comentários (2)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *