HomeCasa

Seguro Aluguel: Tudo o Que Você Precisa Saber

Seguro Aluguel: Tudo o Que Você Precisa Saber
Like Tweet Pin it Share Share Email

Você já ouviu falar no Seguro Aluguel? Ele é um seguro muito interessante para quem deseja colocar alugar um apartamento sem precisar de fiador.

Pois é, alugar um apartamento pode ser mais complicado do que parece. Você precisa que alguém sirva de fiador. O fiador precisa ter um imóvel próprio e ser capaz de pagar suas dívidas caso você não pague. Por isso mesmo, é muito difícil encontrar alguém que aceite se responsabilizar por suas dívidas, certo?

O Seguro Aluguel surgiu como uma alternativa muito mais viável, facilitando a vida do inquilino. Funciona dessa forma: o inquilino contrata uma seguradora, que é quem garantirá o pagamento dos aluguéis atrasados até que ocorra um acordo entre o proprietário do imóvel e o inquilino.

Além disso, alguns seguros ainda cobrem danos causados ao imóvel (como pintura, por exemplo), encargos legais e a cobertura de despesas judiciais. Algumas seguradoras ainda cobrem atrasos no IPTU, no condomínio e outros serviços emergenciais como, por exemplo, um chaveiro 24 horas ou encanador, o conserto de algum eletrodoméstico, entre outros. É claro que estas coberturas extras deixam o valor do seguro mais alto, mas garantem mais tranquilidade no dia a dia e no momento da entrega do imóvel, no final do contrato. Tudo acontece de forma prática, sem dor de cabeça!

Veja também tudo sobre seguro residencial.

Portanto, optar por um seguro em vez de um fiador pode ser muito vantajoso para todos os envolvidos em um processo de aluguel: o inquilino, o proprietário e também para a imobiliária.

Além de facilitar, e muito, o contrato de um imóvel, um seguro locação ainda protege contra muitos problemas comuns nas locações em geral. Ainda ficou com dúvidas? Então vamos ajudar você a entender melhor alguns dos pontos mais importantes de um seguro locação.

Por que é melhor escolher um seguro?

Por ser uma empresa que assegura os pagamentos, alguns proprietários se sentem mais seguros e preferem locatários que utilizem o seguro e não um fiador. E para o inquilino é mais prático do que conseguir um fiador.

Na verdade, o seguro locação é uma vantagem para todos, conforme já falamos:

Para o inquilino:

  • Não precisa se constranger ao solicitar um fiador
  • Mais agilidade na aprovação da locação
  • O seguro por ser parcelado e é fácil de pagar

Para a imobiliária:

  • Muito mais agilidade na locação de imóvel, pois toda a análise é feita pela seguradora
  • Redução de custos, com possíveis pagamentos de atrasos e danos ao imóvel
  • Garantia de fechamento de negócio, pois realmente é difícil encontrar um fiador

Para o proprietário:

  • Garantia dos pagamentos
  • Em caso de danos, ou atrasos o pagamento estará garantido e virá mais rapidamente
  • Agilidade e tranquilidade, pois a seguradora avaliará e tomará a melhor decisão

Como a seguradora avalia um inquilino?

Primeiro você precisa encontrar uma seguradora. Depois de escolher a empresa, você enviará todos seus documentos pessoais para ela. Assim com acontece num financiamento, ela checará seu limite de crédito. Se tudo estiver certo, ela retornará para você dizendo que é possível fazer o seguro.

Comentários (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *